Marcio Mariguela

Psicanálise & Filosofia

Quem é o autor?

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Especialização em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005).  Atua como docente da disciplina História da Filosofia Contemporânea no Curso Filosofia da Universidade Metodista de Piracicaba-São Paulo desde 1989. Também na UNIMEP ministra aulas de filosofia nos cursos de Psicologia e História.

Realizou sua formação psicanalítica na Escola de Psicanálise de Campinas, onde coordenou atividades de ensino e transmissão da psicanálise. Atua como psicanalista em consultório na Rua Prudente de Moraes, 1314 – Bairro Alto em Piracicaba. Onde também coordena grupos de leituras de Freud e Lacan. Publicou “Psicanálise e Surrealismo: Lacan, o passador de Politzer” (Jacintha Editores, 2007) e “Epistemologia da Psicologia” (Editora UInimep, 1995). Organizou a edição de vários livros e é autor de dezenas de artigos em periódicos, revistas e jornais.

Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea (Nietzsche e Foucault) e na área de Psicanálise, em especial na leitura que Jacques Lacan realizou de Freud. Os principais temas de interesse e investigação são: arqueologia do saber; genealogia do poder e da ética; psicanálise lacaniana; sujeito e linguagem; diferença, subjetividade e educação; estética de si.

Saiba mais em:    http://www.marciomariguela.com.br

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: